São João del-Rei

São João del-Rei é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Polo para cidades do Sul e Sudeste de Minas Gerais, é uma das maiores cidades setecentistas mineiras. Considera-se o bandeirante paulista Tomé Portes del-Rei como seu fundador.

Localizado na Bacia do Rio Grande, tem seu relevo formado pelas serras do complexo da Serra da Mantiqueira.

O aeroporto Prefeito Otávio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade), é o mais importante da região.

Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. São João del Rei pode ser entendida até os dias atuais como um exemplo de cidade atemporal ao sul da capital mineira. Marcada por diversos ciclos econômicos que refletem em sua enorme gama arquitetônica.

São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido a presença da Universidade Federal de São João del-Rei, do Centro Universitário Presidente Tancredo Neves e do Campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas, além do grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade.

Nasceram, em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, o cardeal dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, padre José Maria Xavier (compositor sacro), Nhá Chica e o violeiro cantador Chico Lobo.