• (32) 3379-5450
  • mostra@ufsj.edu.br
A UFSJ

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) tem uma história de 65 anos de dedicação à formação de estudantes. Em suas raízes, estão a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras (FADOM), a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FACEAC) e a Faculdade de Engenharia Industrial (FAEIN), que foram transferidas para a Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) em 18 de dezembro de 1986, por meio da Lei nº 7.555. Em 19 de abril de 2002, a FUNREI foi transformada em Universidade, por meio da Lei nº 10.425, adotando a sigla UFSJ.

Hoje, a UFSJ está presente em 5 municípios. São seis unidades educacionais (Campus), três centros culturais e duas fazendas. Em São João del-Rei, estão o Campus Santo Antônio, o Campus Dom Bosco e o Campus Tancredo Neves, além do Centro Cultural Solar da Baronesa, do Centro de Referência da Cultura Popular (Fortim dos Emboabas), do Centro de Referência Musicológica e da Fazenda Boa Esperança, localizada no distrito de São Sebastião da Vitória. O Campus Alto Paraopeba está localizado nos municípios de Congonhas e Ouro Branco. O Campus Centro-Oeste Dona Lindu situa-se no município de Divinópolis. O Campus Sete Lagoas e a Fazenda Granja Manoa localizam-se no município de Sete Lagoas.

Desde a sua criação, a UFSJ contribui para o desenvolvimento regional e nacional, produzindo e transmitindo conhecimento e formando profissionais e pesquisadores capazes de atuar de forma crítica e criativa na busca de soluções para os diferentes problemas da sociedade. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas das Artes, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Letras, Linguística e Saúde.

A UFSJ, como instituição pública, assume a Missão de educar, desenvolvendo com excelência atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e contribuindo na indução de mudanças e avanços na direção de uma sociedade justa e igualitária, por meio do encontro, da análise e da construção de práticas e conhecimentos, considerando os contextos acadêmicos, éticos, culturais, sociais e ambientais. Neste contexto, a Visão da UFSJ é ser uma universidade comprometida com a superação das desigualdades e com o desenvolvimento da humanidade.

Para conhecer mais sobre UFSJ, acesse nossa página.