• (32) 3379-5450
  • mostra@ufsj.edu.br

CURSOS

SETE LAGOAS

E

ENGENHARIA AGRONÔMICA (Bacharelado)
Campus: Campus Sete Lagoas (CSL)
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: O profissional deverá ter sua formação permeada pela ética profissional, associada a uma sólida formação técnica, indispensável ao exercício da Agronomia. Para tanto, o futuro Engenheiro Agrônomo terá formação multidisciplinar sobre as tecnologias disponíveis e sobre outras áreas do conhecimento, baseada em aulas teóricas e práticas que atendem às atuais exigências curriculares. Ao longo do seu curso de graduação, desenvolverá ainda, capacidades no campo da informática, nas áreas de gerenciamento e administração de recursos, na biotecnologia e, sobretudo, desenvolverá sensibilidade para as questões humanísticas, sociais, ambientais e legais.
Página: https://ufsj.edu.br/ceagr/
ENGENHARIA DE ALIMENTOS (Bacharelado)
Campus: Campus Sete Lagoas (CSL)
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: Engenheiro de Alimentos é um profissional capaz de atuar num mercado de trabalho complexo e diversificado que envolve a transformação do alimento desde o campo até a mesa do consumidor. O profissional deve apresentar uma formação sólida e generalista dos princípios e teorias da Engenharia de Alimentos, principalmente aquelas relacionadas aos fundamentos da engenharia, tecnologia, controle de qualidade e agronegócios. Além deste aspecto fundamental, o concluinte do Curso, para obter um diferencial no mercado de trabalho, deverá possuir o seguinte perfil profissional: capacidade em absorver e desenvolver novas tecnologias, determinação empreendedora e habilidade científica.
Página: https://ufsj.edu.br/deali/
ENGENHARIA FLORESTAL (Bacharelado)
Campus: Campus Sete Lagoas (CSL)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: Este bacharel estuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento sempre levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma. O engenheiro florestal se encarrega da seleção de sementes e mudas de plantas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias à sua adaptação ao meio ambiente. O profissional elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Também é atribuição deste engenheiro recuperar áreas degradadas, cuidar da arborização urbana e avaliar o impacto ambiental de atividades humanas em uma determinada área. Este bacharel efetua, ainda, vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
Página: https://ufsj.edu.br/ceflo/index.php

I

INTERDISCIPLINAR EM BIOSSISTEMAS (Bacharelado)
Campus: Campus Sete Lagoas (CSL)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 Vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: O curso Interdisciplinar em Biossistemas tem por base disciplinas nas áreas de ciências exatas, biológicas e sociais, possibilitando ao (à) estudante uma amplitude de aptidões referentes ao contexto da produção, dos níveis básicos da produção, planejamento, comercialização, processamento e beneficiamento. Fornece as bases também para o pensamento científico, abrindo possibilidades para a pesquisa básica em especial, com enfoque em abordagens pluridisciplinares. Após integralização da carga horária do curso, cujo prazo padrão de duração é de 3 anos, o (a) estudante recebe o título de Bacharel em Biossistemas, o que pode lhe permitir a inscrição em concursos públicos, cursos de pós-graduação e ainda o aproveitamento das disciplinas cursadas em uma graduação profissionalizante em outros cursos de área afim da UFSJ, obtendo, assim, um segundo diploma de curso superior.
Página: https://ufsj.edu.br/cobib/