• (32) 3379-5450
  • mostra@ufsj.edu.br

CURSOS

SÃO JOÃO DEL-REI

A

ADMINISTRAÇÃO (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral e Noturno
Número de vagas: 40 vagas para cada turno
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O perfil do egresso do Curso de Administração da UFSJ se define fundamentalmente pela conjunção dos princípios éticos e morais e das competências e habilidades necessárias ao exercício da Administração. Esse perfil deverá consubstanciar um cidadão com visão global, atuante na comunidade, com capacidade de promoção do bem-estar social de forma pró-ativa, empreendedora e ética. O futuro profissional precisará estar apto para compreender questões técnicas, científicas e socioeconômicas, com capacidade empreendedora e inovadora por meio de iniciativa e capacidade de liderança, para o desenvolvimento de empreendimentos interdisciplinares e de transformação da realidade local, regional e nacional.

Página: https://ufsj.edu.br/coadm/
ARQUITETURA E URBANISMO (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 30 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: Garante-se para o egresso, uma formação generalista na área de projeto arquitetônico e urbano além de uma sólida instrumentação e sensibilização crítica para a análise, concepção e a representação em várias escalas e em situações de intervenção; o conhecimento dos sistemas construtivos e sua adequação cultural, econômica e socioambiental; o conhecimento dos sistemas estruturais e das instalações prediais com suas repercussões nas soluções projetuais e os demais conhecimentos técnicos necessários à prática projetual previstos nas atribuições profissionais. Busca-se desenvolver e estimular a capacidade de atuação nas seguintes áreas: a) obra civil, integrando a concepção e a execução do projeto; b) planejamento urbano e regional; c) preservação e intervenção no patrimônio construído.
Página: https://ufsj.edu.br/arquitetura/
ARTES APLICADAS (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno
Número de vagas: 30 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Bacharel em Artes Aplicadas – ênfase em Cerâmica é um profissional capaz de: a) especificar, planejar, instalar e operar equipamentos em um atelier ou pequena manufatura de cerâmica; b) desenvolver conhecimentos sólidos de matérias primas cerâmicas suas características, tratamento e uso para pequenos empreendimentos; c) observar, fazer prospecção qualitativa, caracterizar, avaliar e utilizar matérias primas in natura, regionais e locais; d) conhecer técnicas para a formulação e fabricação de massas e barbotinas; e) ter competência, unidade curricular e habilidade para projetar e conformar objetos cerâmicos, usando técnicas de modelagem manual, em torno de oleiro, formas de gesso e outras; f) formular, produzir e aplicar esmaltes cerâmicos de alta e baixa temperaturas; g) formular, produzir e aplicar engobes, terra sigillatas e barbotinas vitrificáveis para queima única; h) utilizar técnicas de decoração e pigmentos cerâmicos; i) projetar, construir e utilizar fornos cerâmicos com o uso de diferentes formas de energia (glp, gás natural, lenha, eletricidade, óleo combustível); j) projetar, produzir e avaliar objetos cerâmicos de qualidade, sendo capaz de julgar técnica e esteticamente a forma, textura, adequação, funcionalidade e qualidade das peças produzidas.

Página: https://ufsj.edu.br/artes/

B

BIOTECNOLOGIA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O biotecnologista graduado pela UFSJ possui formação generalista e tipicamente multidisciplinar, em áreas das ciências exatas e da vida, bem como da engenharia. Está capacitado para gerar conhecimentos científicos e desenvolver novas tecnologias de base biológica. Sua formação permite atuar no mercado de trabalho nas seguintes demandas críticas da humanidade: geração de alimentos, energia renovável, medicamentos e de produtos de origem animal, vegetal e microbiana; bem como no manejo, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Suas especialidades são as biotecnologias vegetal e agrícola, animal, ambiental, industrial, farmacêutica e médica.

Página: https://ufsj.edu.br/cobit/

C

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Bacharel em Ciências Biológicas formado pela UFSJ será um profissional com capacidade para atuar tanto na área acadêmica, desenvolvendo pesquisa nas diversas áreas das Ciências Biológicas, como atuar também diretamente nas áreas relacionadas ao meio ambiente, biodiversidade, recursos naturais, saúde e biotecnologia. Apresentando formação com conhecimento das principais metodologias de trabalho relacionadas à Biologia utilizadas tanto em campo como em laboratório. Terá senso crítico para analisar, interpretar fenômenos biológicos, bem como propor soluções, desenvolver e aplicar tecnologias com a finalidade de conciliar os avanços socioeconômicos e tecnológicos com a conservação dos recursos naturais e garantia de qualidade de vida. 

Página: https://ufsj.edu.br/cobio/
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Licenciado em Ciências Biológicas pela UFSJ deverá: Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação; Possuir capacidade crítica para analisar de maneira ética os seus próprios conhecimentos; Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência; Ter formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos; Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Ciências Biológicas; Estar engajado na luta pela cidadania como condição para a construção de uma sociedade justa, democrática e responsável.

Página: https://ufsj.edu.br/cobio/
CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno
Número de vagas: 40 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Bacharel em Ciências Contábeis é um profissional capaz e apto a: analisar, compreender e apresentar soluções pertinentes às questões econômicas e financeiras e suas interfaces com diversas dimensões, como a social, a ambiental, a política e a espacial, de forma ampla e fazendo ligações necessárias com outras áreas afins do conhecimento, visando, sobretudo, à análise da contabilidade brasileira e também mundial; buscar permanentemente resultados coerentes com o paradigma da Ciência Contábil que lhe parecer mais adequado ao desenvolvimento das atividades econômicas e financeiras, com sólida consciência social e ambiental.

Página: https://ufsj.edu.br/cocic/
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 45 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: O bacharel em Ciência da Computação é um profissional dotado do conhecimento da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade, e tem visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas. O curso oferece uma sólida formação em Ciência da Computação e Matemática, com ampla fundamentação teórica, e estimula a capacidade de análise, abstração, especificação, projeto e avaliação nas diversas áreas da Computação, capacitando o profissional para atuar desde o desenvolvimento de soluções de propósito geral à geração de conhecimento científico e inovação.
Página: https://ccomp.ufsj.edu.br/
CIÊNCIAS ECONÔMICAS (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral e Noturno
Número de vagas: 40 vagas no integral e 60 vagas no noturno
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O objetivo do Curso de Ciências Econômicas da UFSJ, de um lado, é formar um profissional que tenha capacidade técnica para analisar e apresentar soluções pertinentes a questões econômicas nas suas diversas dimensões e áreas. De outro, pretende dotar o aluno de uma base teórica e histórica sólida, que o capacite a compreender os processos econômicos de forma ampla, fazendo as ligações necessárias com outras áreas afins do conhecimento, visando, sobretudo, à análise da economia brasileira e também a mundial.

Página: https://ufsj.edu.br/coeco/
COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno
Número de vagas: 50 anuais
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: Constituem esse perfil: (i) a capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica; (ii) a habilidade de refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área; (iii) a visão integradora e horizontalizada, genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho; (iV) a utilização crítica do instrumental teórico-prático oferecido pelo curso.

Página: https://ufsj.edu.br/jornalismo/

E

EDUCAÇÃO FÍSICA (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O bacharel em Educação Física deverá estar habilitado a: Conhecer a realidade social, visando intervir por meio das manifestações do movimento humano; Intervir profissionalmente, respeitando as leis da profissão nos campos de atuação, mas também, da formação cultural, da (re)educação motora e do desempenho físico; Participar, assessorar e/ou coordenar equipes multiprofissionais na área da Saúde; Utilizar recursos da tecnologia e/ou comunicação para ampliar as formas de interação com as fontes de conhecimentos; Diagnosticar as necessidades e expectativas das pessoas visando oferecer o melhor projeto e programas de atividades físicas, recreativas e/ou esportivas; Acompanhar as transformações acadêmico-científicas relacionadas à Educação Física.

Página: https://ufsj.edu.br/coefi/
EDUCAÇÃO FÍSICA (Licenciatura)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Licenciado em Educação Física da UFSJ é um profissional capaz de: possuir conhecimento dos conteúdos da área enquanto prática pedagógica que se realiza no ambiente escolar ou educacional; possuir formação nas áreas relacionadas para a compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos no ambiente escolar e educacional; estabelecer diálogo entre a Educação Física e as demais áreas da Educação ; interferir na dinâmica do processo educativo escolar, sendo agente desse processo; refletir sobre a complexidade conceitual dos conteúdos da área e; articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento sobre a prática pedagógica.

Página: https://ufsj.edu.br/coefi/
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Bacharelado)
Campus: Campus Santo Antônio (CSA)
Turno: Noturno
Número de vagas: 60 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Curso de Engenharia de Produção de Produção na UFSJ é fruto da expansão do Programa do Governo, o REUNI onde foram criados vários cursos nas Universidades Brasileiras. Por sua vez a UFSJ seguiu o mesmo caminho. A Engenharia de Produção teve início em 2009 com a entrada de 60 alunos anuais e na sua primeira avaliação obteve nota 4.0 em uma escala de avaliação de 0 a 5.0. O curso foi criado com a adesão de professores oriundos de vários departamentos com maior peso no DEMEC - Departamento de Mecânica e o DECAC – Departamento de Administração. O objetivo do curso é fornecer habilidades dentro da grade curricular para proporcionar aos alunos as competências aos alunos para atuarem nas diversas áreas Eng. da Produção.

Página: https://ufsj.edu.br/coenp
ENGENHARIA ELÉTRICA (Bacharelado)
Campus: Campus Santo Antônio (CSA)
Turno: Integral e Noturno
Número de vagas: 150 vagas/ano
Periodicidade de ingresso: Integral: semestral. Noturno: anual.
Perfil do egresso: O Curso de Engenharia Elétrica visa capacitar profissionais, com sólida formação de caráter científico e tecnológico, capazes de identificar, formular e resolver problemas, além de absorver, desenvolver e aplicar novas tecnologias, com visão crítica e criativa, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Por meio do ensino, pesquisa e extensão, o curso prepara o profissional para atividades: na indústria, nas áreas de concepção, projeto, operação e manutenção; nas empresas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; nas áreas de assistência técnica, consultoria e assessoria e ainda nas universidades e centros de pesquisas.
Página: https://ufsj.edu.br/coele/
ENGENHARIA MECÂNICA (Bacharelado)
Campus: Campus Santo Antônio (CSA)
Turno: Integral e Noturno
Número de vagas: 200 vagas/ano
Periodicidade de ingresso: Semestral (1º semestre: integral e noturno; 2º semestre: integral e noturno)
Perfil do egresso: O engenheiro mecânico egresso da UFSJ deverá possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da engenharia mecânica, que saiba operar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na sua área de atuação. Essencialmente deve ter adquirido um comportamento proativo e de independência no seu trabalho, atuando como empreendedor e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social como engenheiro.
Página: https://ufsj.edu.br/comec/

F

FILOSOFIA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 15 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: Espera-se que o egresso do Bacharelado em Filosofia da UFSJ seja capaz de realizar pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica existente, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais. Além disso, espera-se que o egresso se revele profissional capaz de contribuir, por meio de atividades de assessoria e consultoria, na formulação e proposição de projetos culturais, técnicos e científicos que produzam impactos sociais positivos.

Página: https://ufsj.edu.br/cofil/
FILOSOFIA (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 40 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: Espera-se que o egresso do Curso de Filosofia, relativo ao grau acadêmico Licenciatura, seja capaz de exercer a docência em Filosofia no âmbito da Educação Básica, demonstrando segurança e seriedade no que se refere ao ensino de Filosofia, bem como habilidade no uso dos recursos metodológicos disponíveis. Do mesmo modo, que o egresso se revele capaz de realiza pesquisas, elaborar ensaios teóricos e resenhas críticas a respeito da produção filosófica e educacional existente, posicionando-se diante da tradição e dos debates atuais; além de revelar-se profissional comprometido com a construção de uma sociedade republicana e democrática que deve, prioritariamente, promover a igualdade e a inclusão.

Página: https://ufsj.edu.br/cofil/
FÍSICA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Bacharel em Física deve ter uma formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Física, e ocupar-se preferencialmente de pesquisa, básica ou aplicada, em universidades e centros de pesquisa.

Página: https://ufsj.edu.br/cofis/
FÍSICA (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 25 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Licenciado em Física deve ter uma formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdo dos diversos campos da Física, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Física e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação básica.

Página: https://ufsj.edu.br/cofis/

G

GEOGRAFIA (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 25 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O geógrafo bacharel deve compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído pela humanidade, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. O entendimento dos elementos e processos que conduzem à dinâmica da estruturação e organização do espaço contribuem para a gestão e para o planejamento territorial, incluindo a análise dos diversos problemas e questões que envolvem a problemática ambiental. Também busca-se compreender os processos de configuração do caráter urbano e rural da sua prática profissional.

Página: https://ufsj.edu.br/cogeo/
GEOGRAFIA (Licenciatura)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno
Número de vagas: 25 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O licenciando em Geografia, formado por esta instituição, deverá estar habilitado a assumir funções relacionadas ao exercício do magistério na educação básica, promovendo a pesquisa, o diálogo com outras áreas do conhecimento e com os saberes locais. Interagir e contribuir com as diferentes demandas sociais no âmbito da educação e da produção do conhecimento geográfico. Objetiva-se qualificar os futuros profissionais com vistas a sua atuação como professor de Geografia na escola básica.

Página: https://ufsj.edu.br/cogeo/

H

HISTÓRIA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 10 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O bacharel em História formado pela UFSJ é um profissional capaz de produzir e divulgar, por diferentes meios, conhecimento histórico. Para isso, deve dominar as diferentes concepções teóricas e metodológicas que orientam a produção desse saber, problematizar as formas de atuação dos sujeitos e suas relações espaço-temporais, dialogar com outras áreas de saber, conhecer os aspectos fundamentais de diferentes sociedades e épocas históricas.

Página: https://ufsj.edu.br/cohis/
HISTÓRIA (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 30 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O licenciado em História deverá ser um profissional capaz de produzir e divulgar, por diferentes meios e em especial no espaço escolar, o conhecimento histórico. Para isso, ele deve dominar as diferentes concepções teóricas e metodológicas que orientam a produção desse saber, problematizar as formas de atuação dos sujeitos e suas relações espaço-temporais, dialogar com outras áreas de saber, conhecer os aspectos fundamentais de diferentes sociedades e épocas históricas, utilizar e desenvolver metodologias de ensino, entender a sala de aula como um local de transmissão e de produção de conhecimento.

Página: https://ufsj.edu.br/cohis/

L

LETRAS - LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 30 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O graduado em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas deverá desenvolver e refinar múltiplas competências e habilidades durante sua formação acadêmica, visando à formação de profissionais para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, revisores de textos, entre outras atividades.

Página: http://www.ufsj.edu.br/colil
LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 40 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: Ser profissional autônomo e proativo, capaz de trabalhar em equipe, tomar decisões e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. 

Página: https://ufsj.edu.br/colet/

M

MATEMÁTICA (Bacharelado)
Campus: Campus Santo Antônio (CSA)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual, no segundo semestre

Perfil do egresso: O egresso do curso de Bacharelado em Matemática poderá, tanto seguir a carreira acadêmica, quanto seguir carreira em empresas. Na carreira acadêmica tem-se a possibilidade de cursar mestrado e doutorado e se tornar um professor-pesquisador, ministrando aulas em universidades, por exemplo. No setor empresarial tem-se buscado cada vez mais o perfil de um profissional que tenha capacidade de abstração e a habilidade para formular e resolver problemas, como acontece nas áreas de finanças e logística presentes em indústrias, bancos e agências financeiras.

Página: https://ufsj.edu.br/comat/bacharelado.php
MATEMÁTICA (Licenciatura)
Campus: Campus Santo Antônio (CSA)
Turno: Noturno
Número de vagas: 40 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O professor de Matemática da escola básica deve ser um profissional capaz de apresentar um bom domínio de conteúdos matemáticos e uma compreensão do papel da matemática no mundo, assumindo uma postura crítica frente às situações e exercendo sua autonomia intelectual na construção de uma consciência de cidadania. O professor de matemática deve ter habilidade para refletir sobre sua prática, tomá-la como objeto de investigação e ser capaz de compreendê-la.

Página: https://ufsj.edu.br/comat
MEDICINA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 20 Vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: O curso de Graduação em Medicina da UFSJ, orientado pelas DCN, define como perfil do profissional médico, um profissional com “formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional com capacidade para atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção. Incluir ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde na perspectiva da integralidade da assistência. Isto tendo por princípio o senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano" (CNE/CES 2014). A formação do médico pela UFSJ contempla um profissional com o seguinte perfil: formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade de atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo; responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano; competências transculturais em sua prática, buscando intervir na determinação social do processo de saúde e doença.
Página: https://ufsj.edu.br/cmedi/
MÚSICA (Licenciatura)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 40 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: - Atuar de forma articulada na Educação Básica, bem como em escolas de ensino específico; - Atuar como instrumentista e/ou cantor, em contextos e formações musicais variadas, como orquestras, coros, bandas de música, conjuntos, estilos e gêneros musicais; - Utilizar instrumentos adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, tendo como meta a reflexão sobre a prática, discussão e disseminação deste conhecimento em uma região histórica e tradições de ensino e prática musical.  - Realizar pesquisas interdisciplinares, relacionando a performance e o ensino musical a várias áreas do conhecimento, como a Pedagogia, a Musicologia Histórica, a Etnomusicologia, a Filosofia, a Neurociência , visando a compreensão, a difusão e o desenvolvimento cultural das áreas mencionadas.

Página: https://ufsj.edu.br/cmusi/

P

PEDAGOGIA (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 50 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

  Perfil do egresso: O curso de Pedagogia forma pedagogos para: 1) o exercício da docência na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2) outras áreas nas quais sejam previsto conhecimento pedagógico (Resolução CNE/CP nº1/2006). O pedagogo trabalha com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, tendo em vista o desenvolvimento humano. As principais áreas de atuação do pedagogo são: ·O cuidado e a educação de crianças de zero a cinco anos. ·O ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física, de forma interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ·A participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando: I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades próprias dos setores da Educação, bem como de projetos e experiências educativas. II – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

  Página: https://ufsj.edu.br/coped/
PSICOLOGIA (Bacharelado/Formação de Psicólogo)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral e Noturno
Número de vagas: 35 vagas
Periodicidade de ingresso: (1º semestre: integral; 2º semestre: noturno)

Perfil do egresso: Profissional com conhecimento da diversidade da ciência psicológica, fundamentado em princípios éticos e preparado para a atuação interdisciplinar e em diferentes contextos, capaz de atender demandas de análise, avaliação e intervenção em processos psicológicos e psicossociais e de promover estratégias para a construção de uma sociedade justa e igualitária. O egresso estará preparado para trabalhar como psicólogo em organizações públicas e privadas, clínicas multidisciplinares, hospitais, consultórios, instituições e escolas, participando de equipes que atuam no âmbito da saúde, educação, trabalho e comunidade, a partir de conhecimentos que se baseiam em diferentes abordagens teóricas.

Página: https://ufsj.edu.br/copsi/

Q

QUÍMICA (Bacharelado)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Integral
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Bacharel em Química da UFSJ possuirá uma formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, capaz de atuar nos campos de atividades científicas e socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados, aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias, levando em conta os princípios éticos e a preservação do meio ambiente.

Página: https://ufsj.edu.br/coqui/
QUÍMICA (Licenciatura)
Campus: Campus Dom Bosco (CDB)
Turno: Noturno
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual

Perfil do egresso: O Licenciado em Química da UFSJ possuirá uma formação generalista, bem fundamentada e abrangente nos diversos campos da Química e do seu ensino, com preparação adequada para atuação profissional na educação fundamental e média. Também deverá apresentar interesse pelo próprio aprimoramento profissional; capacidade de observação, raciocínio abstrato, inspiração, imaginação, dinamismo e seriedade; pensamento lógico, objetivo e habilidade numérica. Sua ação deve ser pautada pela flexibilidade, habilidade de liderança e de relacionamento interpessoal e responsabilidade diante das diferentes possibilidades de aplicação dos conhecimentos químicos, tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais.

Página: https://ufsj.edu.br/coqui/

T

TEATRO (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno 
Número de vagas: 25 Vagas
Periodicidade de ingresso: Anual
Perfil do egresso: O Bacharel /a Bacharela em Teatro trabalha como ator, diretor e agente cultural, lidando com práticas e teorias teatrais, de forma ética e socialmente compromissada participando capaz de diferentes propostas cênicas, favorecendo a transformação da sociedade brasileira, do ponto de vista artístico e cultural.
Página: https://ufsj.edu.br/teatro/
TEATRO (Licenciatura)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Noturno 
Número de vagas: 25 vagas
Periodicidade de ingresso: Anual
Perfil do egresso: O Licenciado / a Licenciada em Teatro trabalha como professor/a de teatro, na Educação Formal e Não Formal, estabelecendo diálogo entre processos artísticos e pedagógicos, lidando com as questões da Educação Brasileira de forma ética e socialmente compromissada, favorecendo a transformação social, do ponto de vista artístico e educacional.
Página: https://ufsj.edu.br/teatro/

Z

ZOOTECNIA (Bacharelado)
Campus: Campus Tancredo Neves (CTAN)
Turno: Integral
Número de vagas: 50 vagas/semestre
Periodicidade de ingresso: Semestral
Perfil do egresso: O Bacharel em Zootecnia formado na UFSJ deverá atuar no campo da produção animal de forma técnica, prezando sempre pela ética e a moral. O profissional deverá também ser dotado de consciência crítica e científica, que o torne capaz de solucionar problemas relativos a sua área de atuação, bem como se adaptar aos novos paradigmas e mudanças da produção animal. O egresso deverá agir estimulando a produção animal de forma ambientalmente sustentável, socialmente e economicamente viável, prezando pelo bem-estar humano e animal e fazendo uso de avanços científicos e tecnológicos.

Página: https://ufsj.edu.br/cozoo/index.php