CURSOS

OURO BRANCO/CONGONHAS

E

ENGENHARIA CIVIL (Bacharelado)

Campus: Campus Alto Paraopeba (CAP)

Turno: Integral e Noturno

Número de vagas e periodicidade de ingresso: 100 vagas anuais, divididas em duas entradas semestrais de 50 vagas cada.

Perfil do(a) egresso(a): A Engenharia Civil da UFSJ propicia a formação do(a) engenheiro(a) civil em todas as suas áreas: - Construção civil: Área que engloba todas as atividades de planejamento, execução e acompanhamento pós entrega de obras. - Estruturas: Onde o(a) engenheiro(a) vai definir as forças que estão atuando em um prédio ou em uma ponte, por exemplo. - Geotecnia: Área que atua, entre outras coisas, identificando o tipo de solo de uma região. Atua em projeto de barragem, por exemplo. - Infraestrutura: Responsável por projetos de sistemas de transporte, ou seja, projetos de estradas, ferrovias, etc. - Recursos hídricos e saneamento: Área na qual o(a) engenheiro(a) vai elaborar projetos relacionados à água, ao esgoto, a água de chuva, entre outros. A UFSJ conta com um corpo docente altamente qualificado e que trabalha com o conhecimento de forma humanizada e acolhedora e que permite o(a) egresso(a), por meio de sua formação, atuar em diversas áreas.

Página: https://ufsj.edu.br/ccivi/index.php

                         
ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS (Bacharelado)

Campus: Campus Alto Paraopeba (CAP)

Turno: Integral e Noturno

Número de vagas e periodicidade de ingresso: 100 vagas anuais, sendo 50 vagas oferecidas no primeiro semestre para o noturno e 50 vagas no segundo semestre para o integral.

Perfil do(a) egresso(a): O(a) Engenheiro(a) de Bioprocessos da UFSJ tem formação nas áreas básicas de química, física, matemática, computação e biologia, estando(a) apto a desenvolver e aperfeiçoar produtos e processos baseados no emprego, em escala industrial, de enzimas, microrganismos e células vivas. Desse modo, esta engenharia constitui o campo profissional daquele que se utiliza da biotecnologia para produzir substâncias e materiais comercializáveis. Esse(a) engenheiro(a) deve estar preparado(a) para participar e tomar decisões em todas as etapas do desenvolvimento de um bioprocesso, desde a sua concepção até a obtenção do produto final.

Página: https://ufsj.edu.br/cbiop/

                         
ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES (Bacharelado)

Campus: Campus Alto Paraopeba (CAP)

Turno: Integral e Noturno

Número de vagas e periodicidade de ingresso: 100 vagas anuais, divididas em duas entradas semestrais de 50 vagas cada.

Perfil do(a) egresso(a): O(a) egresso(a) do curso de Engenharia de Telecomunicações deve ser capaz de: a) Desenvolver projetos e pesquisas através de atividades criadoras e com senso crítico; b) Acompanhar e promover continuamente o progresso científico e tecnológico na área de Engenharia de Telecomunicações; c) Aplicar o método científico à análise e solução de problemas da área de Telecomunicações;

Possuindo uma sólida base generalista, diferenciando seu perfil profissional através de escolha de unidades curriculares eletivas entre as áreas: a) Redes de serviços, com conhecimento de projeto, composição, segurança, gerência e aplicabilidades das redes de serviços de telecomunicações, criptografia; b) Sistemas de transporte de informação, sendo a informação voz, áudio, vídeo ou dados, computação quântica; c) Eletromagnetismo, com conhecimentos em antenas, propagação, dispositivos de micro ondas e em tecnologias ópticas modernas; d) Eletrônica, com conhecimento dos circuitos eletrônicos utilizados nas telecomunicações; e) Gestão da economia aplicada aos produtos e sistemas de telecomunicações.

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Telecomunicações da UFSJ, Campus Alto Paraopeba, habilita um(a) profissional capaz de aplicar o método científico à análise e solução de problemas, de desenvolver pesquisas e projetos, de supervisionar a execução de projetos, de desenvolver atividades criadoras com senso crítico e de acompanhar e promover continuamente o progresso científico e tecnológico na área das telecomunicações.

Página: https://ufsj.edu.br/cetele/

                         

ENGENHARIA MECATRÔNICA (Bacharelado)

Campus: Campus Alto Paraopeba (CAP) Turno: Integral e Noturno Número de vagas e periodicidade de ingresso: 100 vagas anuais, sendo 50 vagas oferecidas no 1º semestre para o noturno e 50 vagas no 2º semestre para o integral.

Perfil do(a) egresso(a): O curso de Engenharia Mecatrônica da UFSJ tem como objetivo geral formar profissionais com sólido preparo científico e tecnológico nas áreas: Elétrica, Mecânica, Computação, e Controle e Automação. Os(as) egressos(as) devem ter a capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar criticamente na identificação e resolução de problemas de engenharia, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, na perspectiva ética e humanística, visando excelência no atendimento às demandas da sociedade. O curso tem como característica marcante a multidisciplinaridade entre fundamentos científicos, tecnológicos e processos que integram as diferentes áreas do conhecimento.

Página: https://ufsj.edu.br/cemec/

                         
ENGENHARIA QUÍMICA (Bacharelado)

Campus: Campus Alto Paraopeba (CAP)

Turno: Integral e Noturno

Número de vagas e periodicidade de ingresso: 100 vagas anuais, sendo 50 vagas oferecidas no primeiro semestre para o noturno e 50 vagas no segundo semestre para o integral.

Perfil do(a) egresso(a): A Engenharia Química trata de processos industriais nos quais transformações químicas estão presentes em etapas fundamentais. O curso forma profissionais com perfil generalista, aptos a atuar nas diversas áreas da profissão e com condições de acompanhar e participar do rápido desenvolvimento científico-tecnológico atual. O(a) Engenheiro(a) Químico(a) graduado(a) na UFSJ está apto(a) para exercer funções conforme descrito nos conselhos profissionais CREA e CRQ.

Página: https://ufsj.edu.br/cquim/